Troca-troca no dia da criança


O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Caroline Richter, orientado pela professora Saraí Schmidt, propõe uma troca de brinquedos, do dia da criança, ao invés da compra de novos. “A ideia do projeto surgiu na disciplina Mídia e Cultura e a proposta era criar um produto, serviço ou projeto para as crianças. Criamos então, eu e meu grupo, um evento de troca-troca de brinquedos”, explica Caroline.


O primeiro passo para a aplicação do projeto foi pedir que as crianças fizessem um desenho e depois os trocassem entre si. Assim, as crianças já estariam se acostumando com a troca de algo pessoal.

O projeto da troca de brinquedos foi recebido positivamente pelas crianças que se interessaram pela ideia. Os pais e os filhos criaram uma grande expectativa pelo troca-troca que ocorrerá no dia 12/10.

Wernoteca




Hoje nosso post é sobre a biblioteca da escolinha, que no Vovô Werno chama-se Wernoteca.
O acervo da Wernoteca possui cerca de 400 livros disponíveis para utilização dos alunos e professores da escola. Uma vez por semana é feita a Hora do conto, que segundo as professoras Magda C. da Rosa e Sabrina V. C. Soares, tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura. Assim, criam-se situações de fantasia e encantamento para incentivar a imaginação, a criatividade e o hábito de ouvir com atenção.
As professoras destacam que os alunos participam interesse e entusiasmo da Hora do conto e que para cada história contada é realizada uma atividade dirigida.
Além dessa atividade, os alunos são incentivados a toda semana levar um livrinho para casa para ler com os pais.
A aluna Maria Eduarda Menegaz, 6 anos, comenta que gosta muito dos livros e normalmente lê com a professora ou com a mãe, sendo o último livro que ela leu sobre as Letras.

Alimentação na Vovô Werno


Na Vovô Werno os lanches são servidos para diferentes turmas entre as 08h30 e as 09h30. Mais tarde, às 10h15, eles ganham uma fruta (banana, maçã, caqui, uva, abacaxi e mamão).

No lanche eles ganham, segundo o cardápio que vem da Prefeitura, leite com achocolatado, pão, frutas e biscoito.

 Fonte: Folha Martin Pilger (2011)

Classificação dos Alimentos


Os alimentos podem ser divididos em três grupos, de acordo com as funções que exercem em nosso organismo:
  
1. Alimentos construtores ou plásticos: carnes, aves, peixes, miúdos ou vísceras, ovos, leguminosas secas (feijão, lentilha, etc), leite e derivados. São alimentos que constroem e reparam os tecidos orgânicos, formam as células, ossos, dentes, músculos. É importante ser consumido em maior quantidade na infância, adolescência e gestação. 
2. Alimentos reguladores: verduras, legumes e frutas. São os alimentos que regulam nosso organismo e as condições internas. Eles protegem nosso corpo contra doenças.
3. Alimentos energéticos: arroz, macarrão, batata, farinha, manteiga, mel, açúcar, etc. São os alimentos que geram calor e energia, para que possamos desempenhar todas as atividades do dia-a-dia.
 Para uma alimentação nutritiva e que forneça os nutrientes suficientes ao organismo é recomendado colocar pelo menos um alimento de cada tipo nas refeições.
 Podemos utilizar como base o esquema abaixo:
 
* CAFÉ DA MANHÃ:
- Fruta ou suco de frutas, Cereal (aveia, flocos de milho) ou ovo (quente, gemada), Leite ou iogurte, coalhada, Pão, manteiga, bolo, Geléia de frutas.
* ALMOÇO:
- Saladas, Carne ou ovo, Cereal (arroz, milho) ou feculento (batata, inhame, cará, mandioca, mandioquinha). Outros acompanhamentos: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, verduras cozidas, Fruta.
* LANCHE:
- Leite batido com frutas ou suco de fruta.
* JANTAR:
- Vagem com molho, Bolo de batatas com recheio de carne moída, Salada de frutas.
 
O cardápio deve ter variedade de cores, diferentes consistências nas preparações e os sabores devem combinar entre si.

A importância da boa alimentação


A boa alimentação tem uma importância muito grande na vida das pessoas. Ela tem influência sobre o desenvolvimento do indivíduo, afetando sua saúde, capacidade de realizar tarefas e sua aparência física, podendo, ainda, ficar mais vulnerável a doenças.
  
Uma pessoa má nutrida fica fraca, sem ânimo de pensar, caminhar, estudar e com dificuldades de fazer qualquer atividade. As pessoas gordas, também não podem ser consideradas bem nutridas, pois o excesso de peso pode acarretar em obesidade, que não é um bom estado de saúde.
 
Por isso, cuidar da alimentação é uma tarefa extremamente importante. Fornecer ao nosso corpo os nutrientes necessários para o desenvolvimento, na quantidade adequada e suficiente para nos manter saudáveis. Lembrando que não basta apenas comer, é preciso saber o que comer (e o que não comer), quando comer, quanto comer e como comer.


Dicas para uma boa nutrição infantil

    


- É comum comemorar acontecimentos alegres em lanchonetes, pizzarias, com comidas calóricas e com baixo conteúdo nutricional. Isso pode ser feito uma vez ou outra, mas sem criar vícios para as crianças;

- Lembrando que crianças se inspiram nos adultos, toda a família deve aderir a uma boa alimentação para incentivar a criança a alimentar-se bem também;

- É importante criar uma rotina de alimentação, onde a criança não pule nenhuma refeição, alimentando-se nas horas corretas;

- Não associar comida / guloseimas a castigos ou recompensas;

- Evite alimentos industrializados, inclua na alimentação da criança frutas, verduras, leguminosas (feijão, ervilha), carnes. A variedade se alimentos ajuda a alcançar as recomendações necessárias de vitaminas e minerais;

- Utilizar a criatividade para preparar os alimentos. Preparar saladas coloridas, legumes recheados, incluir legumes na panqueca e no arroz. Use a criatividade a favor da alimentação.

É bom ressaltar que muitos hábitos alimentares desenvolvidos na infância perduram pelo resto da vida.


As regras do jogo na Vovô Werno são: pais, filhos e escola trabalhando juntos


A integração entre pais, filhos e escola vem sendo trabalhada na EMEI Vovô Werno, desde o processo de adaptação da criança na escola ao processo de convivência e integração as atividades propostas. Quando o assunto é adaptação à escola, os professores da Vovô realizam um planejamento junto aos pais dos alunos para entender melhor a vivência da família, os hábitos e a rotina, e assim adaptar a convivência à escola.

A Vovô Werno sabe da importância dos pais no processo de incentivo e adaptação dos alunos na escola e por isso busca fazer um trabalho integrado, isso se justifica através de uma das filosofias da escola que é a valorização das características e da bagagem cultural trazida por cada criança.


A interação pais/escola extrapola o processo de adaptação e deve ser contínuo, durante todo o período de permanência da criança na creche. Os pais precisam incentivar os seus filhos a aprendizagem e socialização, assim como acompanhar o desenvolvimento da criança. A escola aplica a sua didática no ensino e atua num trabalho transparente para que pais e filhos se sintam seguros no jogo de quebra-cabeça que a Vovô Werno propõe em que cada peça é fundamental e completa um todo.

Fonte: Folha Martin Pilger (2011)